Nutrição

Como Saber seu Percentual de Gordura Ideal

Ikaps Suplementos
Escrito por Ikaps Suplementos em julho 20, 2020
Como Saber seu Percentual de Gordura Ideal

Você já se perguntou como saber seu percentual de gordura? Saiba como entender o percentual de gordura ideal, mantenha o corpo definido e com boa saúde!

A princípio, existem diversas formas para descobrir o percentual de gordura ideal para cada tipo de corpo, e ele pode variar entre 16% a 20% em mulheres e 20 a 24% em homens. No entanto, esses valores podem mudar de acordo com o biotipo corporal e idade.

Além de como saber seu percentual de gordura, é necessário também descobrir como chegar até ele e, principalmente, como manter o percentual de gordura em níveis adequados. Para isso, além de definir dietas, é recomendada a prática de exercícios físicos e o uso de suplementos.

Sendo assim, vamos ao artigo de hoje descubra como entender o percentual de gordura corporal para manter o corpo que sempre quis por mais tempo e sem dificuldades.

Como saber seu percentual de gordura?

Existem diversas maneiras de descobrir o percentual de gordura corporal e saber exatamente qual é a porcentagem ideal para o seu corpo. Porém, a forma mais comum de calcular a gordura corporal envolve equipamentos de bioimpedância.

Equipamentos de bioimpedância nada mais são, em suma, que balanças que são capazes que avaliar a massa corporal, a quantidade de água, de músculo e de gordura do corpo. No entanto, é recomendada que a medição seja realizada preferencialmente em jejum ou algumas horas após refeições leves.

É importante salientar que esse tipo de medição não deve ser realizada durante gravidez e após exercícios físicos de grande intensidade. Também não é recomendada a medição durante períodos menstruais ou 5 dias antes ou após períodos menstruais, pois os valores podem se alterar.

Ademais, há algumas formas de calcular a gordura corporal através de fórmulas que levam em conta as circunferências do corpo. Nesse caso, são medidos abdômen, costas, braço e coxas, descobrindo, desta maneira, a quantidade de gordura em cada região do corpo.

Assim, com o acompanhamento de um profissional de saúde é possível delimitar treinos e dietas específicas para cada tipo de corpo especificamente e obter os melhores resultados.

ikaps suplementos

Outras formas de como saber seu percentual de gordura corporal

Além de equipamentos de bioimpedância, é possível medir a gordura corporal de diversas outras formas, listadas a seguir:

#1. Imersão em água

Em síntese, o método de imersão em água consiste em medir o percentual de gordura que flutua na água. Ou seja, pega-se o valor da massa corporal medida ao fundo de uma piscina e retira do valor da massa corporal medida fora da piscina, com isso, obtendo o percentual de gordura.

Porém não tente colocar uma balança no fundo de uma piscina, pois não dará certo, esse método é realizado por profissionais e exige equipamento ideal. Por isso, não é uma forma prática de como saber o percentual de gordura e é pouco usado por especialistas.

#2. Resistência elétrica

O método da resistência elétrica, nada mais é que as balanças de bioimpedância na sua forma mais crua. Em suma, seu funcionamento consiste em medir a gordura corporal através das diferentes taxas de resistência elétrica pelo corpo.

Em síntese, a gordura corporal oferece certa resistência elétrica para correntes elétricas que passam pelo corpo. Desta forma, a resistência elétrica será diferente dependendo do percentual de gordura do corpo.

Assim, é possível medir precisamente as taxas de gordura corporal através deste método. Atualmente no mercado a maioria as balanças que medem gordura corporal utilizam este método.

#3. Peso e altura

Também é possível medir o percentual de gordura corporal através de cálculos envolvendo peso e altura, porém, este é o método mais impreciso.

Esse método é utilizado, portanto, quando não há a necessidade de saber com precisão a quantidade de gordura corporal, pois ignora os diversos tipos de corpos.

Diferentes biotipos e tipos de corpo podem apresentar diferentes percentuais ideais de gordura corporal, uma vez que possuem diferentes estruturas ósseas e taxas de massa muscular.

No entanto, este método pode ser usado para saber superficialmente o percentual de gordura e descobrir se é necessário procurar um profissional de saúde ou aumentar a prática de exercícios físicos.

Como ter certeza do Percentual de gordura ideal?

De fato, com todas essas formas de como saber seu percentual de gordura ideal se torna muito fácil sua descoberta. Porém, é altamente recomendado que as taxas de gordura corporal sejam medidas por um profissional de saúde.

Dessa maneira, o profissional, além de saber o melhor método para a medição da gordura corporal, também saberá a melhor forma de lidar com as informações obtidas.

Assim, com o acompanhamento de um profissional se torna possível realizar planos alimentares mais adequados, além de delimitar os exercícios físicos corretos para cada pessoa.

Como abaixar os níveis de gordura corporal?

Existem diversas maneiras de obter e, principalmente, manter níveis baixos de gordura corporal. Dessa forma, a gordura se tornará cada vez menos uma preocupação no dia a dia, mantendo uma boa saúde e metabolismo saudável.

Abaixo estão listadas algumas dicas de como auxiliar a manter níveis baixos de gordura corporal:

#1. Faça exercícios físicos

A prática de exercícios físicos, é, sem dúvidas, a melhor maneira de manter o corpo com baixos níveis de gordura corporal, seja qual for o seu biotipo.

A prática física regular, mantém o organismo funcionando de forma equilibrada dependendo do metabolismo de casa pessoa.

Além disso, os exercícios físicos facilitam a queima de gordura corporal e o aumento da massa muscular, contribuindo mais ainda para abaixar os níveis de gordura do corpo.

#2. Beba bastante água

A água funciona no organismo como facilitadora de todas as reações químicas que ocorrem no corpo. Assim, com a grande ingestão de água por dia se torna muito mais fácil manter baixos os níveis de gordura, pois o corpo estará obtendo seu maior rendimento.

Ademais, a água também auxilia na absorção de nutrientes e vitaminas adquiridos através da alimentação e suplementação complementar, facilitando a melhora da saúde como um todo.

#3. Faça uso de suplementos alimentares

Sem dúvidas, os suplementos alimentares podem ajudar, e muito, quem almeja baixos níveis de gordura corporal, pois auxiliam diretamente no emagrecimento.

O suplemento alimentar mais vendido atualmente e que possui os melhores benefícios é o Max Fit Pro. Ele é um suplemento 100% natural que contém em sua fórmula tudo que o organismo precisa para facilitar o emagrecimento e a queima de gordura corporal.

Além disso, os suplementos alimentares também são capazes de oferecer maior energia para a prática de exercícios físicos intensos, contribuindo ainda mais para o emagrecimento e a manutenção de baixos níveis de gordura no corpo.

Agora que você já descobriu como saber seu percentual de gordura ideal não deixe de aproveitar os melhores descontos e obtenha seu Max Fit Pro através deste link. Aproveite os maiores benefícios de uma vida saudável!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *