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O que é Treinamento Funcional e para que serve?

Ikaps Suplementos
Escrito por Ikaps Suplementos em julho 23, 2020
O que é Treinamento Funcional e para que serve?

Você sabe o que é treinamento funcional? Os treinos funcionais são intensos, dinâmicos e garantem inúmeros benefícios ao organismo!

Os treinos funcionais são uma novidade que tem atraído muitos adeptos, principalmente nessa época em que muitas pessoas estão em suas casas devido à pandemia de covid-19.

A princípio, o treinamento funcional era utilizado por profissionais da fisioterapia para tratamentos, mas hoje consiste em exercícios difundidos e populares em todo o mundo. Qualquer pessoa pode usufruir dos seus benefícios e melhorar sua saúde.

Além disso, os treinos funcionais, por serem muito mais dinâmicos que os treinos convencionais, acabam se caracterizando por trabalhar diversos músculos e capacidades do corpo em poucos exercícios.

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O que é Treinamento Funcional?

O treinamento funcional nada mais é que um método de atividade física que é realizado sem a necessidade de aparelhos de academia. Dessa forma, podem ser realizados em qualquer lugar, inclusive em casa.

Em suma, esse tipo de treino tem como objetivo melhorar diversos aspectos da condição física pessoal. Pois possui a estratégia de imitar movimentos do dia a dia de forma mais intensa e funcional.

Os exercícios mais comuns nos treinos funcionais envolvem, portanto, a atividade de empurrar, puxar, estabilizar, agachar, arremessar, levantar ou correr. E esse tipo de treino, se realizado corretamente, pode garantir inúmeros benefícios adicionais, além de favorecer a rápida queima de gordura.

Ademais, sabemos que no dia a dia o corpo realiza atividades multiarticulares e multiplanares, ou seja, com padrões dinâmicos que envolvem todas as articulações do corpo.

Dito isto, os treinos funcionais utilizam as funções originais do corpo fazendo com que o organismo se beneficie de seus próprios movimentos para treinar. Garantindo, dessa forma, movimentos eficientes, a melhora do rendimento e da performance.

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Quais os benefícios e para que serve o Treinamento Funcional?

Os treinos funcionais garantem diversos benefícios ao corpo a curto e a longo prazo, saiba mais sobre eles abaixo: 

#1. Ameniza dores no corpo

Como o treinamento funcional utiliza movimentos usuais para basear seus exercícios, ele é capaz de atingir pontos do corpo que normalmente causariam dores, amenizando-as.

Além disso, inúmeros estudos apontam que uma das principais causas de dores nas costas é a falta de força de sustentação na região central do corpo, o core.

Em síntese, o core consiste nos músculos que abrangem a região pélvica, lombar e do quadril. Sua função principal é a estabilização do corpo em geral.

Sendo assim, os treinos funcionais auxiliam no fortalecimento dessa área, evitando as temidas dores na coluna e na lombar.

#2. Previne doenças cardiovasculares

Além de ser uma ótima atividade para fortalecer os músculos e emagrecer, o treinamento funcional também fortalece o sistema cardiovascular como um todo.

Afinal, a partir da intensidade e da dinâmica dos treinos são trabalhados, além dos músculos, todos os componentes da respiração e da circulação do corpo.

Os treinos também são responsáveis por aumentar a oxigenação dos tecidos, aumentando a frequência cardíaca de acordo com a intensidade das tarefas.

Evitando, desta forma, possíveis doenças respiratórias e cardiovasculares, mantendo a saúde do corpo e auxiliando o metabolismo a funcionar da melhor forma possível.

#3. Favorece o equilíbrio

Alguns exercícios específicos do treino funcional trabalham exatamente a coordenação e o equilíbrio corporal.

O agachamento lateral é um exemplo. Este exercício consiste em apoiar uma das pernas atrás do joelho e se manter em pé por algum tempo. Ademais, exercícios como malabarismos também são muito utilizados nesse tipo de treino.

Todos os exercícios realizados durante o treino, contudo, favorecem de alguma forma o equilíbrio corporal, pois trabalham o corpo como um todo, fortalecendo diversos músculos ao mesmo tempo.

#4. Fortalece os músculos

Sem dúvidas, o fortalecimento muscular é um dos maiores benefícios dos treinos funcionais, e é ele que está conquistando cada vez mais praticantes desse tipo de treino.

Esse tipo de prática é capaz de definir todos os músculos do corpo e tonificá-los de forma definitiva, sem se prender a exercícios que trabalham com músculos específicos. Já que, definitivamente, os treinos funcionais trabalham muitos músculos de uma vez só.

Ademais, ao contrário da musculação, o treinamento funcional é responsável pela ativação de fibras musculares responsáveis por estabilizar os músculos, as chamadas fibras estabilizadoras.

Com isso, o corpo se torna preparado para enfrentar exercícios que vão muito além dos fornecidos pelos treinos, capacitando o corpo para toda atividade física.

#5. Melhora a postura

Principalmente nessa época em que as pessoas estão mais tempo em cada devido à pandemia de covid-19, muitas estão se queixando de dores na coluna. No entanto, essas dores provavelmente são consequências de uma postura ruim.

Desta maneira, é fácil melhorar esse aspecto com a realização de exercícios funcionais em casa, se realizados de forma constante e progressiva.

Além de fortalecer os músculos do corpo, esse tipo de prática também é responsável por alinhar a coluna e auxiliar no desenvolvimento de consciência corporal.

Treinamento funcional emagrece?

Uma das perguntas mais frequentes relacionadas aos benefícios do exercício funcional é se ele, além de fortalecer os músculos, ainda emagrece. E a resposta é sim, com certeza.

Os treinos funcionais, além de manter todo o trabalho muscular também mantêm uma parte completamente aeróbica, responsável pelo emagrecimento acelerado.

Em suma, esses treinos podem ser personalizados de acordo com o objetivo pessoal de cada um, e podem, sem dúvidas, ter o seu foco na queima de gordura e perda de peso.

Os exercícios mais comuns que envolvem grande parte aeróbica dentro dos treinos funcionais são: corrida, pulos, saltos em obstáculos e desvios.

Dependendo do condicionamento físico e do nível de treinamento, o gasto calórico pode chegar a 1000 calorias por treino, quando a média de exercícios aeróbicos comuns é de, no máximo, 700 calorias.

No entanto, é importante salientar que a frequência ideal da realização do treinamento funcional é de até 3 vezes por semana, devido à intensidade dos exercícios. Porém, isso pode depender de cada condicionamento físico e variar de pessoa para pessoa.

Quem pode realizar treinamento funcional?

Antes de mais nada, é imprescindível a consulta com um profissional de saúde antes da realização de qualquer atividade física intensa, seja ela treino funcional ou não. O profissional de saúde é capaz de dizer com convicção se a pessoa está apta ao treino e quais suas limitações, se houver.

Além disso, pessoas que já possuem um histórico de atividades físicas, musculação e exercícios aeróbicos terão facilidade com a adaptação nos treinos funcionais.

Porém, qualquer pessoa de qualquer idade está inicialmente apta a praticar esse tipo de treinamento. Todavia, fique atento à limitações cardiovasculares e respiratórias, consulte um médico antes de praticar exercícios.

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