Nutrição

Tapioca Engorda ou Ajuda a Emagrecer?

Ikaps Suplementos
Escrito por Ikaps Suplementos em julho 17, 2020
Tapioca Engorda ou Ajuda a Emagrecer?

Tapioca Engorda ou Ajuda a Emagrecer? Alvo das maiores dúvidas de todas as pessoas que almejam uma dieta equilibrada e o emagrecimento saudável, a tapioca pode ser aliada da boa saúde ou contribuir para o aumento de peso.

A princípio, a tapioca é um alimento feito de fécula de mandioca e utilizada como carboidrato em dietas alimentares com diversos propósitos.

A tapioca, de fato, é um alimento funcional, ou seja, possui vitaminas e minerais essenciais para a boa saúde. Além disso, o que garantirá se tapioca engorda ou não, será a forma como ela é preparada, introduzida na alimentação e principalmente, como é acompanhada.

A tapioca, no entanto, pode ser aliada no emagrecimento saudável por se tratar de um alimento livre de gorduras e glúten. Podendo, assim, ser um ótimo substituto de alimentos gordurosos e altamente calóricos.

Por fim, muitas pessoas ainda insistem em afirmar que tapioca engorda, e isso é um mito.

A tapioca, portanto, acaba sendo um carboidrato coringa. Por isso, é importante entender o motivo de incluí-la na dieta para que sejam obtidos os melhores resultados possíveis, qualquer que seja seu objetivo.

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A tapioca engorda?

Não, a tapioca não engorda, porém, se consumida em excesso e acompanhada de recheios altamente calóricos ela pode favorecer o aumento de peso.

Por ser um carboidrato, se acompanhada por alimentos com alto teor de açúcares, ou até alimentos gordurosos como queijos, ela contribuirá, sim, para o aumento da gordura corporal.

É importante salientar que duas colheres de sopa de tapioca podem conter até 15 gramas de carboidratos, além de quase 2 gramas de proteínas, referentes às fibras vegetais. Por isso, para que a tapioca possa se tornar uma poderosa aliada do emagrecimento saudável é necessário atentar para seus acompanhamentos.

Frutas, carnes magras e queijos brancos são ótimos acompanhamentos saudáveis para a tapioca e que podem auxiliar não só no emagrecimento mas também em uma saúde melhor.

Outrossim, é preciso ter consciência que o alto consumo de carboidratos pode favorecer o aumento de peso de qualquer forma. Então, é importante que haja uma medição correta da quantidade de tapioca ingerida por dia. 

Em suma, caso tenha dúvidas em como inserir a tapioca na dieta consulte um profissional de saúde ou nutricionista.

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Tapioca Engorda? Mito! Veja os motivos para incluir a tapioca em sua dieta

Como dito anteriormente, a tapioca pode ser uma ótima aliada da boa saúde e do emagrecimento saudável se consumida da forma adequada. Por isso, separamos alguns motivos para você não deixar este alimento de fora em suas dietas.

#1. Substitui o pão

De fato, entre pão e tapioca, com certeza, a tapioca garantirá os maiores benefícios. Ambos são fontes de carboidratos, mas a tapioca, além de não conter glúten, é um carboidrato leve e de fácil digestão.

No entanto, fique atento quanto aos recheios que acompanharão os carboidratos, aposte em opções pouco calóricas e altamente nutricionais.

#2. Possui baixo teor de sódio

Quando pensamos em consumo de carboidratos, logo vêm à mente aquele biscoito, pão industrializado ou bolos. Porém, normalmente, esses alimentos industrializados contém um altíssimo teor de sódio, o que pode ser prejudicial à saúde.

O sódio, em excesso, pode ser responsável por retenção de líquido e aparecimento de doenças cardiovasculares, podendo ser um grande vilão de dietas de emagrecimento, fuja dele!

A tapioca, no entanto, é um alimento com baixos teores de sódio, sendo assim, um alimento altamente recomendado para suprir a necessidade de carboidratos em diversas dietas. Podendo, desta maneira, favorecer o emagrecimento e o metabolismo.

#3. Fonte de energia

Sendo um carboidrato nutritivo, a tapioca pode ser uma ótima fonte energética para praticantes de atividades físicas intensas.

Em síntese, carboidratos em geral são uma ótima fonte energética primária para atletas, ou seja, fontes fáceis de adquirir energia antes e após o treino.

O carboidrato é, em suma, a nossa principal fonte de energia pra que seja realizada a contração muscular durante exercícios prolongados que demandem grande esforço. Porém, também é recomendada a ingestão de carboidratos durante exercícios rápidos e muito intensos.

No processo de digestão, a tapioca se transforma em glicogênio, que fica armazenado nos músculos e no fígado, a fim de também fornecer energia para o organismo.

Tapioca no dia a dia: Quando comer?

De fato, a quantidade correta de tapioca depende diretamente da taxa de energia consumida por dia por cada organismo específico. No entanto, por ser um carboidrato, o consumo da tapioca é mais indicado para pessoas que praticam exercícios físicos ou possuam elevado gasto energético. 

Por ser um alimento nutritivo porém com baixas taxas de vitaminas e minerais, a tapioca pode vir acompanhada de alimentos ricos em nutrientes e vitaminas, tais como:

  • Ovos;
  • Frango desfiado;
  • Atum;
  • Legumes.

Ademais, por se tratar de um carboidrato, ou seja, uma fonte fácil de energia, seu consumo é recomendado antes, durante ou após atividades físicas intensas.

No entanto, não é recomendado consumir a tapioca logo antes de sonos de muitas horas, pois dessa forma facilitará a absorção dos açúcares pelo organismo podendo acarretar em ganho de peso.

O que fazer para perder peso mais rápido?

A substituição de açúcares processados, pães e outros carboidratos industrializados pela tapioca é o primeiro passo para quem almeja uma dieta mais saudável para emagrecer. Mas só isso não é suficiente para que o organismo perca peso de forma saudável e definitiva.

Abaixo estão listadas algumas dicas para facilitar o processo de emagrecimento saudável:

#1. Beba muita água

Definitivamente, o consumo de água é essencial para garantir uma boa saúde e um emagrecimento saudável. Além disso, a água também é capaz de evitar a retenção de líquido e retirar substâncias que podem ser nocivas às células.

O recomendado é que se consuma mais de dois litros de água por dia, e caso faça atividades físicas intensas, mais de 3 litros.

Ademais, a água também é capaz de facilitar a absorção de vitaminas e nutrientes pelo organismo, auxiliando, assim, na melhora do metabolismo.

#2. Faça exercícios físicos

Sem dúvidas, nada melhor para acelerar o processo de emagrecimento do que a prática de exercícios físicos.

Os exercícios são capazes de acelerar a queima de gordura, acelerar o metabolismo e assim, consequentemente, garantir uma perda de peso duradoura, evitando o efeito sanfona.

Por fim, praticar exercícios físicos constantemente não só garantem um emagrecimento saudável mas também auxilia na melhora da saúde e evita doenças.

#3. Faça uso de suplementos alimentares

Se você deseja emagrecer com todas as vitaminas e minerais que o organismo necessita o ideal é consumir suplementos alimentares que darão todo o aporte de nutrientes necessário para a perda de peso duradoura.

O Max Fit Pro é um dos suplementos alimentares mais completos do mercado, e se você deseja emagrecer mas possui uma rotina corrida ou está sem tempo para fazer exercícios ele é a solução ideal.

Com uma fórmula 100% natural o Max Fit Pro possui todos os ingredientes capazes de acelerar o processo de emagrecimento sem que você precise fazer exercícios físicos ou ir à academia.

Agora que sabemos que é um mito dizer que a tapioca engorda, ela pode ser utilizada dentro de dietas com a combinação de suplementos para obter os melhores resultados possíveis.

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